Como o corpo reage ao Frio?


 

O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém a temperatura do seu corpo regulada em aproximadamente 36,1ºC. Quando a temperatura do meio externo cai, o organismo começa a perder calor e aciona os Horripiladores. Calma, não são fantasmas nem seres assustadores!


Os Horripiladores são pequenos músculos localizados na raiz dos pelos do corpo. Estes produzem tremores para gerar calor a partir da queima de carboidratos, gorduras e calorias, também conhecidos como arrepios. Funcionam como isolantes térmicos, não permitindo que o ar frio ultrapasse a barreira da pele e atinja o organismo, através dos pelos.


Os pelos eriçados colaboram na retenção de uma camada de ar junto à pele e, como o ar é um bom isolante térmico, eis nosso primeiro agasalho natural. Quanto mais pelo, mais ar é aprisionado e tanto melhor será esse agasalho natural. Eis ai o funcionamento de uma Roupa Térmica. Ela apenas aprisiona uma boa camada de ar ao nosso redor e, como o ar aprisionado é um bom isolante térmico, impede a perda de calor do corpo para o ambiente.

 

A reação natural do corpo ao frio é fechar as mãos, cruzar os braços, encolher as pernas, curvar o corpo.

A reação natural do corpo ao frio é fechar as mãos, cruzar os braços, encolher as pernas e curvar o corpo.

 

Outras alterações no funcionamento do metabolismo também ocorrem para que não haja perda de calor. A pele passa a receber menor quantidade de sangue nos seus vasos mais externos a fim de concentrar maior quantidade de sangue no interior do organismo e assim produzir mais calor.


A respiração é afetada, fica mais lenta, pois suas reações químicas perdem força, levando menos oxigenação para os músculos, o que leva os mesmos a usarem o glicogênio que neles permanecem armazenados. O glicogênio ao ser utilizado produz ácido láctico e este somente é eliminado em determinadas quantidades que ultrapassadas causam respiração ofegante e cansaço.


O aparelho urinário passa a trabalhar mais, pois como no frio não se elimina líquido pelo suor, estes passam a ser eliminados pela urina. Os vasos sanguíneos localizados no couro cabeludo se contraem mais do que os vasos internos e essa contração diminui a passagem do sangue nesses vasos, causando dores de cabeça. O apetite aumenta, pois o organismo necessita de gordura, carboidratos e calorias para gerar energia. O coração sofre queda na frequência cardíaca e aumento da pressão sanguínea.

 

Tudo para diminuir a superfície externa exposta - quanto menor a superfície, menor a área pelo qual o calor escapa.

Tudo para diminuir a superfície externa exposta - quanto menor a superfície,

menor a área pelo qual o calor escapa.

 

Fontes:

www.brasilescola.com

www.feiradeciencias.com.br

Copyright 2015-2017 © Segunda pele GO AHEAD

R. Dr. Presciliano Pinto, 691, Boa Vista, São José do Rio Preto, SP, Brasil +55 17 3363-3873

Desenvolvido por Webplus